Rádio Voz Da Profecia

Email

elias.j.silva@outlook.com

TV WEB

Rádio Voz Da Profecia

Liga-nos

(81)97342-9131

Gesto que comoveu o Brasil traz lições sobre coragem e amor abnegado



Ela se pendurou em um suporte de ar-condicionado, do lado de fora no 13º andar de um prédio, cujo apartamento da família estava em chamas, em Cascavel, no Paraná, na última quarta-feira (15). O desespero de Juliane Vieira, de 28 anos, era para salvar a vida de sua a mãe, de 51 anos, e de seu sobrinho, de 4 a aninhos. Como resultado de sua ação, ela está em coma, em estado gravíssimo, com cerca de 90% do corpo queimado. A atitude da advogada traz uma profunda reflexão: o que você seria capaz de fazer por amor?

A atitude dela não foi a única. Em 2017, a professora Heley de Abreu Silva Batista se sacrificou para salvar seus alunos durante um incêndio criminoso na creche Gente Inocente, em Janaúba (MG). Ela morreu após proteger as crianças do fogo, lutando com o agressor e se jogando em cima das crianças para protegê-las com o próprio corpo, sofrendo queimaduras que levaram ao seu falecimento.

Em julho deste ano, o aposentado José Donizete Luca, de 65 anos, morreu afogado no Rio Mogi Guaçu, após salvar a vida do seu filho Thiago, de 41 anos, e do sobrinho de 33 anos, após o barco em que estavam afundar. Histórias de sacrifícios como essas revelam o lado mais poderoso do amor verdadeiro: o sacrifício.

“O que motiva uma mãe ou pai a agir dessa maneira é o instinto natural de proteger, se sacrificar e, se preciso, correr o risco de morrer para garantir a segurança, a saúde e o bem-estar físico, emocional ou espiritual dos seus filhos. Esse tipo de gesto é chamado de amor ágape, incondicional, sem limites. É um tipo de amor que não espera receber recompensas ou gratificações”, explica o pastor e psicólogo José Paulo Moura Antunes, líder da Primeira Igreja Batista de Madureira-RJ e vice-presidente da Convenção Batista Carioca.

Ele lembra que o próprio Jesus frisou o poder do amor como algo crucial e inegociável na vida cristã. “Jesus ensinou: “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. (João 13.34,35). Nada sustenta um relacionamento com tamanha eficácia, a não ser o amor”, justifica Antunes.

O pastor enfatiza que o amor de Deus por nós deve motivar a cada cristão a amar seu semelhante. “A relação de Deus para conosco é a do mais puro, sincero e perfeito amor. Com base neste amor, podemos e devemos amar o nosso próximo, conforme nos orienta um outro versículo, cuja referência é parecida: “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos” (1 João 3.16)”, explica.

Além disso, o pastor Antunes ressalta que o sacrifício do amor pode ser em vários aspectos. “A máxima expressão do sacrifício é entregar a vida por amor a uma outra pessoa. Porém, nas relações entre cônjuges ou entre pais e filhos, o amor ágape pode e deve ser manifestar de diversas formas e maneiras, desde os simples atos de serviços domésticos, como prover o alimento, a roupa, o cuidado, o sustendo da casa, a segurança, até tomar medidas mais sérias para proteger os familiares de perigos físicos ou emocionais”, justifica o pastor, que completa:

“Por exemplo, as crianças e adolescentes podem correr sérios riscos à integridade física ou emocional quando acessam à internet, jogos eletrônicos ou redes sociais, sem a devida permissão ou proteção dos seus pais ou responsáveis. Os adultos precisam estar atentos a essas recentes demandas, que podem se transformar em perigos reais”, diz.

Amor de Jesus deve ser exemplo

Já para o pastor Marciley Neves, CEO do Touch Peace – aplicativo que oferece apoio espiritual e emocional gratuito 24 horas por dia, a Bíblia está repleta de textos que orientam o ser humano a adotar o amor como sua regra de vida. Diz ainda que os pais têm um instinto de proteção, mas, além disso, há uma disposição espiritual de colocar a vida do outro acima da própria.

“Esse tipo de amor reflete o caráter de Deus, que entregou Seu Filho por nós (João 3:16) descrevendo esse amor como algo que não busca seus próprios interesses. João 15:13 diz “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. Isaías 49:15 escreve “Pode uma mulher esquecer-se do filho que cria? Ainda que isso aconteça, eu não me esquecerei de ti””, cita o pastor.

Na visão de Neves, amor é um sentimento que só faz sentido se for praticado. “Tempo: é preciso abrir mão de agendas para ouvir e estar presente; perdão: é escolher não guardar mágoas; recursos: é ajudar ao próximo, renunciar a algo para beneficiar outro. O amor é eterno. Ele cura feridas, restaura relacionamentos e dá sentido à vida. Em um mundo marcado pelo egoísmo, amar é um ato revolucionário que reflete Deus”, conclui.





postagem original

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top